TSE terá aplicativos com dados de candidatos, local do voto e resultados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançará para as eleições deste ano três aplicativos para smartphones e tablets com o objetivo de aproximar a Justiça eleitoral do cidadão. Um deles – que está disponível para download desde esta sexta-feira (18) – apresentará dados sobre candidatos de todo o país.

Outro programa, ainda sem data definida para lançamento, utilizará a geolocalização para indicar o local de votação, além de apontar o melhor caminho para o deslocamento. O terceiro aplicativo, que funcionará somente a partir do dia da eleição, possibilitará ao eleitor acompanhar em tempo real os resultados do pleito.

Os programas estarão disponíveis para os sitemas Android, iOS e Windows Phone. Na Play Store, o aplicativo sobre os candidatos já está disponível. A previsão é de que nos próximos dias também esteja disponível na App Store.

O aplicativo sobre as candidaturas apresenta dados dos mais de 24 mil políticos que concorrem aos cargos de deputado distrital, estadual, federal, senador, governador ou presidente. O programa mostra a foto do candidato, nome completo, partido, coligação e vice ou suplentes, no caso dos que concorrem a governador, senador e presidente.

No site sobre divulgação de candidaturas (clique aqui para ver), entretanto, é possível encontrar informações mais detalhadas dos políticos, como bens declarados, certidões apresentadas à Justiça Eleitoral e previsão de gastos na campanha.

O aplicativo sobre o local de voto, segundo a Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE, utilizará a geolocalização para que o eleitor chegue o mais rápido possível à seção eleitoral. Detalhes sobre o programa devem ser divulgados em breve.

Fonte: G1