UEA produz sete mil kits de EPI para profissionais de saúde em combate à Covid-19

FOTOS: Michell Mello/Secom

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) entregou, na manhã desta sexta-feira (3), ao Governo do Amazonas um lote com sete mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para serem usados pelos profissionais da rede pública estadual de saúde nas ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o reitor da instituição Cleinaldo Costa, a estimativa da Universidade é produzir, inicialmente, 16 mil aventais, capuzes e pares de propés caneleiras para suprir a rede pública de saúde.

“Nós atendemos a uma convocação do governador Wilson Lima para que a UEA se engajasse nessa luta contra a Covid-19. Neste momento, professores e alunos entraram neste cenário, fortalecendo nossa presença no desenvolvimento de EPIs para as equipes de saúde que atuarão na capital e no interior no combate à Covid-19. Essa é a contribuição da nossa universidade”, declarou o reitor da UEA.

Os kits de EPIs para os profissionais da saúde foram confeccionados por professores e alunos nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST/UEA). O lote entregue hoje reúne 300 protetores faciais, 2,5 mil aventais em TNT (100% polietileno) impermeável, 2,5 mil capuzes e 2,5 mil pares de propés e perneiras impermeáveis, que vão até a altura dos joelhos. Os materiais foram fabricados em impressoras 3D.

A iniciativa da UEA contou com o apoio de entidades públicas e privadas, a exemplo do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e em Roraima (MPT-AM/RR), Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP) e Hospital da Aeronáutica de Manaus (HAMN), com doações de materiais e suporte que permitiram a confecção do primeiro lote de equipamentos.

(*) Com informações da assessoria de imprensa do Governo.