Uma tonelada de cocaína foi apreendida no AM (ver vídeo)

Droga era enviada para interior do Amazonas e outros estados do país

Na última quarta-feira (22), aproximadamente uma tonelada de cocaína foi apreendida na rodovia AM-070, na comunidade Janaucá, na zona rural do Careiro Castanho. A carga apreendida foi avaliada em R$17 milhões.

Conforme a diretora do Denarc, a delegada Tamara Albana, as investigações demoraram seis meses, após denúncias sobre uma rota de tráfico que envolvia Tabatinga e Tefé. Um homem identificado como  Jociclei Chota Caldas, 41, foi preso suspeito de transportar e depositar a droga.

”Essa prisão é um trabalho de investigação de aproximadamente seis meses, durante esse período levantamos as informações com relação à rota de tráfico que partia de Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus), passava pelo município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus) com destino a Manaus. Conseguimos fazer a qualificação de Jociclei Caldas que é o preso. Ele inclusive já havia sido preso em 2017 mantendo em depósito 600 quilos de cocaína. Nós já sabíamos que ele fazia esse tipo de transporte. As equipes já estavam cientes do que se tratava”, explicou a delegada.

Jociclei desde o último final de semana já era monitorado, segundo a delegada. “Na madrugada de quarta-feira (22) tivemos essa movimentação dele. O Jociclei estava com a namorada ali pela ponte do Rio Negro, as equipes que estavam em terra realizaram essa abordagem e no carro dele não foi encontrado nada. Mas, quando foi questionado sobre o carregamento de drogas, ele levou a equipe ao município de Careiro Castanho”

Além de Tabatinga, Manaus e Tefé a droga também era levada para Belém do Pará e demais estados do país. O caso segue sendo investigado em busca de mais suspeitos. A droga apreendida será incinerada.