Unidade de Saúde da Família é inaugurada na BR-174 para atender população rural

Serviços de consulta em clínica médica, de enfermagem, atendimento de pré-natal, acompanhamento de pacientes hipertensos ou diabéticos, entre outros, serão ofertados

Foto: Marhia Bessa/ Radar Amazônico

Atendendo à população rural que vive nas redondezas do km 2 da BR-174, na zona Norte da capital, uma Unidade de Saúde da Família (USF) N60 foi inaugurada nesta sexta-feira (16) pela Prefeitura de Manaus. A nova unidade integrará a rede básica de saúde e funcionará das 08h às 17h.

Na USF 60 serão ofertados os serviços de consulta em clínica médica, de enfermagem, atendimento de pré-natal, acompanhamento de pacientes hipertensos ou diabéticos, planejamento reprodutivo, controle da tuberculose e hanseníase.

Além disso, também serão realizados procedimentos como curativo, retirada de pontos cirúrgicos, exame preventivo feminino, inalação, vacinação e testes rápido para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite. Também será feito o acompanhamento nutricional de crianças menores de cinco anos, através do Programa Leite do Meu Filho.

Por estar localizada em área onda há transmissão de malária, a Unidade de Saúde N60 também vai ofertar exames para diagnósticos da doença.

Visita domiciliar

A população também poderá contar com atendimentos domiciliares. As primeiras visitas são feitas pelos agentes comunitários de saúde (ACS), que fazem um levantamento da situação das famílias, checam as condições de saúde, analisam situação vacinal e nutricional, entre outros, e fazem o agendamento para a visita do médico e enfermeiro.

A prioridade das visitas são para pacientes idosos, acamados, pessoas com deficiência permanente, ou outros que apresentem dificuldade de locomoção.

Equipe

A equipe que fará o atendimento na USF N60 será composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde e agentes administrativos.