Usuários devem agendar atendimento para desbloquear Cartão Passa Fácil

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que as pessoas com deficiência usuárias do cartão Passa Fácil e que tiveram o cartão bloqueado ou que precisam renovar o cadastro devem realizar um agendamento eletrônico para regularizar a situação.

Após o agendamento realizado no site agendamentopne.manaus.am.gov.br, os usuários devem comparecer à SMTU, na rua Barão de Indaiá, 336, no bairro Flores, zona Centro-Sul, na data indicada portando Carteira de Identidade e CPF originais, além do próprio cartão a ser regularizado.

Na última segunda-feira (15), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informou que mais de 600 cartões de gratuidade destinados às Pessoas com Deficiência (PcD) foram bloqueados por conta do uso indevido do benefício. Segundo dados, atualmente, aproximadamente 23 mil usuários utilizam o benefício, que é pessoal e intransferível.

Um dos mecanismos para identificar esse tipo de fraude é a Biometria Facial que consiste na coleta da imagem quando o usuário se aproxima da catraca do ônibus e passa o cartão no validador. A imagem capturada é comparada com a fotografia realizada durante o cadastro para emissão do cartão. Outra forma de controle é a análise do histórico do uso do cartão.