Vacina pentavalente estará disponível nas UBSs de Manaus nesta quarta

Foto: Semcom

A partir desta quarta-feira (15), a vacina pentavalente estará disponível nas Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Ministério da Saúde enviou 15 mil doses da vacina, quantitativo abaixo da média mensal normal do abastecimento, que é de 20 mil doses.

“A partir da chegada dessa remessa, estamos concentrando nossos esforços para fazer a distribuição para as Salas de Vacina, a fim de atendermos com a maior brevidade a demanda em nossas unidades”, explica a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira.

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza, tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. O responsável pelo abastecimento é o Ministério da Saúde, porém, desde o ano passado, o mesmo tem sido feito de forma irregular, em todo o Brasil.

Essa vacina é adquirida por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e precisa passar por testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações da Semsa