Vacinação antirrábica de cães e gatos é iniciada em domicílios da zona Leste de Manaus

As equipes de vacinadores seguem um cronograma semanal para a vacinação em domicílio, de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h

Foto: Arquivo Semcom

A vacinação antirrábica animal foi iniciada nessa segunda-feira (10), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, em domicílios nos bairros da zona Leste . A vacinação antirrábica animal segue sendo aplicada em bairros da zona Norte.

As ações da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal começaram no dia 09 de dezembro no município de Manaus, atendendo primeiramente bairros da zona Norte, mas, a partir desta semana, as equipes de vacinadores também atuarão em comunidades da zona Leste.

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que as equipes seguem um cronograma semanal para a vacinação em domicílio, de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h. A meta é atingir todos os 63 bairros de Manaus, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.

“A campanha é anual e tem o objetivo de imunizar 100% da população felina estimada para o município de Manaus e 80% da população canina, buscando a cobertura vacinal necessária para proteger os animais contra a raiva. Como a raiva é uma zoonose, agravo que pode ser transmitido dos animais para o ser humano, a cobertura vacinal de cães e gatos permite também proteger a vida das pessoas”, explica Rodrigo Rodrigues.

Cronograma
A vacinação na zona Leste iniciou nesta segunda-feira (10), nos bairros Gilberto Mestrinho e Coroado I, com as equipes também continuando o trabalho realizado no bairro Cidade Nova, na zona Norte.

Na terça-feira (11), as equipes vão atuar também em comunidades nos bairros Coroado (I e II), Cidade Nova e Gilberto Mestrinho (Grande Vitória).

Na quarta-feira (12), a vacinação vai ocorrer nos bairros Coroado (II e III), Gilberto Mestrinho (Grande Vitória), Jorge Teixeira (Val Paraíso) e Cidade Nova.

Na quinta-feira (13), o trabalho de imunização terá continuidade nos bairros Coroado (III), Jorge Teixeira (Val Paraíso) e Gilberto Mestrinho (Grande Vitória).
Na sexta-feira (14), as equipes vão atuar em comunidades nos bairros Coroado (Ouro Negro), Gilberto Mestrinho (Nova Vitória), Jorge Teixeira (Monte Sião) e Cidade de Deus.

No sábado (15), a programação da campanha será nos bairros Coroado (Ouro Verde), Gilberto Mestrinho (Nova Vitória), Cidade de Deus e Lago Azul (Viver Melhor I, II e III).

Postos fixos
O CCZ mantém dois postos fixos de vacinação antirrábica animal, sendo um deles localizado na própria sede do CCZ, no bairro Compensa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e na Unidade Móvel instalada na Minivila Olímpica do bairro Coroado, de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h30.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza o Disque Saúde (0800 280 8 280) para mais informações. A população também pode entrar em contato com o CCZ pelo email [email protected] .

(*) Com informações da assessoria