Vacinação contra a covid-19 em crianças inicia na segunda-feira

Haverá um reforço na saúde com mais 108 médicos e 250 mil testes de covid-19 nos próximos dias

O prefeito David Almeida anunciou, na manhã desta sexta-feira (14), que a vacinação contra a covid-19 em crianças será iniciada na próxima segunda(17). Nesse  primeiro instante, serão imunizados crianças de 5 a 11 anos que possuem comorbidade ou deficiência permanente. O imunizante deve chegar ainda hoje em Manaus.

Serão disponibilizados quatro pontos para a aplicação do imunzante: Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – localizado na avenida Brasil, na zona Oeste de Manaus; Parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, zona Centro-Sul; Clube do Trabalhador – Sesi, no Coroado, zona Leste; Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, no Cidade de Deus, zona Norte.

Para ajudar e tentar controlar o avanço da covid-19 na capital, serão contratados 500 profissionais de saúde em ação conjunta com o governador Wilson Lima. Além disso, devem ser comprados 250 mil testes para detectar covid-19.

Além disso, ele pediu para que somente quem estiver com sintomas de covid-19 procure o serviço no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul da capital. E disse que um novo centro de testagem deve ser aberto no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, mas que ainda estão sendo verificado os detalhes.

Segundo o prefeito, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão prontas com a dispensação de medicação para os pacientes. Que há testes para os próximos 20 ou 25 dias, porém, devem chegar mais 250 mil testes estarão chegando para atender a demanda.

Vacinação

O prefeito também pediu que as pessoas se vacinem, pois 78% das pessoas internadas, não completaram o ciclo vacinal ou não tomaram nenhuma dose do imunizante. Que esse é o único “escudo” de proteção.

O Ministro da Saúde, Keiroga, deve visitar Manaus na próxima semana e sinaliza um reforço de pelo menos mais 108 profissionais médicos, que tiveram o contrato renovado para dar suporte no atendimento na capital.

Entre as medidas para conter o avanço da covid estão suspensas as festas de Carnaval, de bandas e blocos. Inclusive, os repasses de apoio financeiro estão suspenso.

Pela morte do poetas e tradutor mais respeitados no país, o amazonense Amadeu Thiago de Mello, nesta sexta-feira (14), aos 95 anos, ele decretou luto oficial de três dias no município.

Outro assunto abordado pelo prefeito foi o aniversário de 136 anos do bairro Praça 14 de Janeiro, celebrado hoje, porém, foi cancelado pela organização após a edição do decreto do Governo do Amazonas que proibiu a realização de eventos no estado devido a alta de novos casos de Covid-19 nos últimos dias.

Estava programado shows dos cantores Uendel Pinheiro, Guto Lima, George Japa, e das bandas Forró do Gavião, Xiado da Xinela, Xote Com Pimenta na quadra da escola de samba Vitória Régia.

Aulas

Uma reunião com a pasta será realizada na próxima semana para decidir as próximas medidas a serem tomadas sobre a contaminação, porém destacou que na zona rural as alas já iniciaram, já que o calendário é diferente devido as cheias do rio, que paralizam as aulas neste período.