Vacinação contra gripe para grupos prioritários inicia nesta segunda-feira (12)

Reuters/Imago Imagens

Crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias, devem receber a vacina, na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que iniciou nesta segunda-feira (12).

O horário de funcionamento das salas, será de 8h às 17h, em dias úteis. A previsão é que sejam imunizadas 642 mil pessoas de 17 grupos prioritários, incluindo os três que começarão a receber a vacina nesta segunda-feira.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três fases, porque o Instituto Butantan, que produz a vacina, não entregou o total de doses necessários.

Para a vacina contra a Influenza, as pessoas dos grupos prioritários deverão procurar uma das salas da Semsa, levando o cartão de vacinação. O calendário para a imunização dos outros dois grupos será divulgado de acordo com o cronograma de entrega de doses pelo Ministério da Saúde.

Para a primeira fase da campanha da Influenza, a Semsa recebeu pouco mais de 90 mil doses da vacina, que garantirão a imunização dos grupos com crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e mulheres que estão em fase de pós-parto.

Além dos grupos das crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; gestantes e puérperas, outros são  prioritários para receber a vacina contra a Covid-,tais como os povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

(*) Com informações da assessoria