Vacinação de peritos é autorizada e imunização deve ser feita até sexta-feira (9)

Foto: Reprodução

A vacinação de peritos que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ou estiveram, foi autorizada nesta quarta-feira (7) pela Jaiza Fraxe, da 1° Vara Federal Cível do Amazonas, conforme pedido do Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (Sinpoeam). A imunização dos profissionais deve ser realizada até sexta-feira (9). Os nomes dos peritos deverão ser enviados a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) e para Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), pelo Departamento de Perícias Técnicas.

Segundo o Sinpoeam, os peritos oficiais participam de apreensões policiais, conforme especialidade, em locais de morte violenta, averiguação de entorpecentes e apreensão de computadores e munição. Há ainda profissionais que fazem rodízio no interior do Amazonas.

Os profissionais de perícia são separados em dois grupos, os plantonistas e expedientes. Porém, a divisão é somente de caráter administrativo, pois todos contribuem e auxiliam no serviço, seja eles em laboratórios ou na sala de necropsia.

Profissionais como técnicos, auxiliares e motoristas, auxiliam profissionais peritos, e é exatamente por acompanharem, que a Sinpoeam afirma que essa classe também necessita de vacinação contra Covid-19.