Varas do Trabalho no interior do AM contam com sistema de agendamento eletrônico

As Varas do Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 11ª Região) nos municípios do interior do Amazonas estão utilizando um sistema de agendamento eletrônico para o atendimento de cidadãos interessados em registrar uma reclamação trabalhista verbal.

Chamado de SAERV, o sistema foi lançado pelo TRT11 em dezembro de 2017, mas o agendamento eletrônico era feito somente para reclamações trabalhistas em Manaus. Em julho deste ano, o sistema foi estendido para o agendamento em Boa Vista, Roraima, e, desde a última segunda-feira (22), foi disponibilizado em todas as Varas do Trabalho (VTs) do interior do Amazonas.

Com o objetivo de facilitar o acesso ao atendimento presencial realizado nos Fóruns Trabalhistas, o sistema permite que o trabalhador agende o dia e a hora para comparecer à Vara e ingressa com sua ação na Justiça do Trabalho. A medida propicia um menor tempo de espera no atendimento.

Com o sistema, o cidadão propõe uma reclamatória verbal, que é reduzida a termo e transcrita para o Processo Judicial Eletrônico com o auxílio de servidores que atuam exclusivamente com este tipo de atendimento. A Vara do Trabalho e a data da primeira audiência já são informadas no local.

Para fazer o agendamento é preciso acessar o site do sistema (https://saerv.trt11.jus.br/saerv/) e informar o número do CPF, telefones para contato, e-mail e informações sobre o contrato de trabalho, como data de admissão e demissão, escolhendo o local de atendimento.

Na página também foram disponibilizados links com respostas a dúvidas frequentes que os interessados possam ter antes de iniciar o agendamento como, por exemplo, como ingressar com uma reclamação trabalhista ou quais documentos necessários para o ingresso.

Com informações do TRT11.