Veja 15 dicas para se destacar no estágio e ter chance de efetivação

estágio34O estágio é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência na área e, até mesmo, conquistar um espaço no mundo corporativo. Essa etapa pode resultar em boas recomendações, relações profissionais duradouras e uma boa chance no mercado de trabalho.

“O estagiário vai querer usar essa oportunidade para se desenvolver como um profissional que oferece um trabalho de qualidade”, afirma Ryan Kahn, fundador do grupo Hired e autor do livro “Hired! The Guide for the Recent Grad” (“Contratado! O guia para o recém-formado”, em tradução livre para o português), em artigo publicado na seção de carreiras do site “Business Insider”.

A seguir, veja 15 dicas para aproveitar ao máximo as experiências de um estágio e se destacar:

1. Faça a lição de casa antes do primeiro dia

“Você, provavelmente, pesquisou a empresa durante o processo seletivo. Mesmo assim, na noite antes da data de início, você deve refrescar sua memória e fazer uma pesquisa adicional sobre a história e a cultura da organização”, diz Kerry Schofield, psicólogo e diretor-chefe da Good.Co, plataforma de avaliação e auto-aperfeiçoamento profissional.

“Ao ser preparado, você vai se sentir mais confiante para o estágio”, acrescenta Ryan Kahn, fundador do grupo Hired. “Comece o seu primeiro dia com uma compreensão geral da empresa. Isso vai fazer você parecer mais confiante”, afirma.

2. Vestido para o sucesso

“Em geral, vestir-se e agir profissionalmente dá uma boa impressão e deixa claro que você está disposto a se esforçar”, explica Schofield. “Pesquisas mostram que a forma como uma pessoa se veste afeta não só na maneira como os outros a veem, mas também a forma como eles veem a si mesmos. Vestir-se para o sucesso realmente funciona”, completa.

“É melhor ser conhecido como o estagiário mais bem vestido do que ser conhecido como aquele que é muito casual”, afirma Kahn.

3. Trate o estágio como um trabalho real

De acordo com Schofield, se o estagiário quiser que o empregador o leve a sério, ele também precisa levar o trabalho a sério. “Você precisa se lembrar de que seu trabalho terá um impacto sobre a organização. Você está aprendendo em um ambiente ativo, do mundo real, de modo que as suas contribuições (e seus erros) afetam as outras pessoas”, reforça.

4 . Prepare-se para situações inusitadas

“Sempre tenha uma gravata ou um par de sapatos de salto, por precaução. É possível que uma reunião ou um evento de trabalho apareça de última hora”, diz Morris Rishty, diretor executivo da Real Underwear. “Isso também vai mostrar que você está bem preparado para situações inusitadas”, completa.

5 . Saiba administrar o tempo

“É importante ser organizado, ter cuidado para não tomar decisões erradas e se preparar para finalizar um projeto dentro do prazo”, diz Kerry Schofield.

6 . Socializar

“É ótimo para estagiários conhecer os colegas de trabalho, mas cuidado com a quantidade de informações pessoais que você compartilha e como você se comporta”, explica Morris Rishty. “Seus novos colegas podem agir como amigos, mas é sempre bom ter um limite”, diz.

7. Faça perguntas

“Não tenha medo de fazer perguntas e sair de sua zona de conforto”, orientaKe Schofield. “Isso mostra que você está disposto a aprender e tem interesse no trabalho que está desenvolvendo na empresa”, afirma.

8. Seja flexível

“Pessoas e organizações têm diferentes estilos e várias formas de fazer as coisas. Se você aprender a ser flexível, vai ampliar consideravelmente suas oportunidades”, conta Kerry Schofield.

9 . Rede

“Além de socializar, você vai querer se relacionar com seus novos colegas. Se possível, aproveite a oportunidade para construir relações de qualidade em seu estágio”, afirma Ryan Kahn. De acordo com Kahn, quanto mais os colegas souberem de sua capacidade, mais apoio você terá na hora de conquistar uma vaga.

10. Encontre um conselheiro

Segundo Morris Rishty, é importante que os estagiários peçam conselhos para seus chefes e gestores. “Isso mostra que o estagiário não tem medo de fazer perguntas e está disposto a aprender com uma pessoa mais experiente”, diz Rishty .

11. Ter iniciativa, mas aceitar orientações

“Seja voluntário, mas dentro da razão”, afirma Kerry Schofield. “Os empregadores ficarão impressionados se você estiver ansioso para ajudar, mas não adianta se oferecer para tudo. Fazer bem poucos trabalhos é melhor do que muitos mal feitos ou inacabados”, reforça.

12. Seja respeitoso, mas firme

“O estagiário deve sair de sua zona de conforto e também fazer tarefas chatas”, diz Kerry Schofield. No entanto, segundo o psicólgo, se sentir que está sendo “explorado”, é preciso conversar com os gestores.

13. Desafie-se

“Tente desafiar a si mesmo, fazendo algo que você nunca fez”, sugere Ryan Kahn. “Observe seus colegas de trabalho e chefes para aprender a desenvolver mais habilidades. Essas habilidades vão enriquecer sua carreira profissional, tornando-o mais atraente para futuros empregadores”, completa.

14. Tenha controle sobre seu desempenho

“Para o benefício de futuros pedidos de emprego, comece a se manter informado de fatos e números específicos sobre o seu desempenho. Isso vai impressionar futuros empregadores”, aconselha Schofield.

15. Peça feedback

Segundo Morris Rishty, o feedback é muito importante, pois mostra o que o empregador está achando do seu trabalho. “Esse feedback também vai ajudar a descobrir seus pontos fortes e o que você precisa melhorar”, acrescenta Ryan Kahn.

Fonte: G1