Anúncio Advertisement

Vendas no comércio varejista do AM crescem 5,9% em doze meses, diz IBGE

Em outubro deste ano, as vendas do comércio varejista no Amazonas fecharam com saldo positivo. Isso porque, o Estado registrou alta de 1,0% no mês frente a setembro. Na comparação com outubro do ano passado, a alta chegou a 3,2%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Seguindo a tendência de alta do setor amazonense, o varejo ainda acumulou alta de 4,8% no ano. Já em 12 meses, o avanço desacelerou de 6,5% em setembro, para 5,9% em outubro. Segundo o levantamento, a média nacional registrou crescimento menores, de 2,2% e 2,7%, respectivamente.

A expansão de 1,0%, na comparação com o mês anterior é a menor alta registrado até agora durante o ano, quando também houve crescimento de 5,8%, apontado em maio. Apesar disso, o índice foi maior que a média nacional, que caiu 0,4%.

Receita nominal

Assim como no volume de vendas, também houve aumento de 0,3% em outubro na receita nominal do comércio varejista amazonense. Em comparação com igual mês do ano anterior, a receita nominal do setor registrou em 2018 um aumento de 8,4%.

Já no acumulado entre janeiro e outubro deste ano, o crescimento salta para 10,4%, segundo cálculos do IBGE.