Vendedores do T5 denunciam que boxes prometidos pela Prefeitura de Manaus estão trancados e se deteriorando com o tempo

Os trabalhadores relatam que os boxes trancados estão apenas ocupando espaço

Foto: Rafa Braga/Radar Amazônico

Os boxes do Terminal de Integração 5 (T5), que fazem parte do projeto de reforma iniciado ainda na gestão do ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), continuam fechados e prejudicando os trabalhadores. Pontos comerciais que deveriam estar promovendo conforto e segurança para os vendedores que trabalham no T5 estão se deteriorando com o tempo.

A equipe do Radar Amazônico esteve no local na noite dessa quarta-feira (12), e notou que os boxes estão trancados com cadeados e muitos já estão enferrujados. Uma das vendedoras que trabalha no terminal, disse que a promessa de entrega dos boxes seria em novembro do ano passado, mas até o momento ainda não ocorreu.

Além disso, os trabalhadores relatam que os boxes fechados atrapalham e ocupam espaços no local. A dona de um lanche contou ao Radar que os boxes tornam o local muito perigoso.

 

“Isso aqui só serve pro pessoal fazer cocô, mijar, usar drogas, e se esconder. Uma comparação, antes eu saia daqui 1h da manhã, hoje eu tô saindo 11h, por conta desse paredão, eu não sei quem tá aí atrás”, disse uma vendedora que preferiu não se identificar.

Outra trabalhadora, que vende bombons e alimentos há mais de 11 anos no T5, disse que fica entristecida ao ver os boxes fechados e sem previsão de entrega.

Reforma

A entrega dos boxes faz parte da reforma do terminal, esquecida pela gestão do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Recentemente, o Radar denunciou que as paradas de ônibus estavam no escuro, mas nessa quarta-feira já havia iluminação no local.

A reportagem enviou uma demanda para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus e para a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), questionando se haverá reparo nos boxes que estão enferrujados e se a pasta tem uma previsão concreta para a entrega desses boxes para a população.

Por meio de nota, a Semacc informa que, o projeto de construção dos boxes novos para os 127 permissionários que atuam no T5 segue em processo de conclusão com previsão de entrega ainda neste ano. E que a Secretaria promove novo processo de licitação para escolher a empresa que realizará os serviços de instalação elétrica ainda pendente nos boxes.

No entanto, a secretaria destaca que  os 127 permissionários que vão ser beneficiados com os boxes novos seguem trabalhando normalmente em suas antigas bancas, que são padrão, dentro do Terminal 5, sem prejuízos financeiros.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que, o projeto de construção dos boxes novos para os 127 permissionários que atuam no Terminal de Integração 5 (T5), na zona Leste, segue em processo de conclusão com previsão de entrega ainda neste ano.
 

A Semacc promove novo processo de licitação para escolher a empresa que realizará os serviços de instalação elétrica ainda pendente nos boxes. Porém, a secretaria destaca que os 127 permissionários que vão ser beneficiados com os boxes novos seguem trabalhando normalmente em suas antigas bancas, que são padrão, dentro do Terminal 5, sem prejuízos financeiros.