Verão amazônico eleva consumo de água para 3 milhões de litros em Manaus

Devido às altas temperaturas na região, o consumo de água no mês de julho chegou a 22,2 milhões de litros de água para os manauaras, um aumento de 3 milhões de litros de água, segundo o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária Águas de Manaus. No mês anterior, foram distribuídos mais de 19 milhões de litros de água. É como se seis mil caixas d’água de 500 litros tenham sido utilizadas a mais de um mês para o outro.

Segundo a concessionária, para o mês de agosto, considerado um dos mais quentes do ano na capital amazonense, o consumo de água deve ser ainda maior. A empresa prevê uma produção de água para a capital chegará a aproximadamente 22,5 milhões de litros. Um aumento de 3,5 milhões de litros em relação ao mês de junho.

Para evitar que a população consuma mais água do que o necessário, a Águas de Manaus orienta aos consumidores a verificar vazamentos em canos e não deixar torneiras pingando; fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba; usar baldes para lavar pátios, carros e quintais; evitar banhos demorados e fechar o chuveiro ao se ensaboar.

A Coordenadora de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Geaneide Vilhena, ressalta também a importância de informar a concessionária sobre as ocorrências, sejam vazamentos internos ou nas ruas. “É importante identificar um vazamento como perda de água. Se uma casa tem um vazamento, o hidrômetro vai calcular o que está sendo utilizado sem distinguir o consumo real da perda”, afirmou.

De acordo com a concessionária, diariamente, 630 milhões de litros são captados do Rio Negro e tratado sob um rígido padrão de qualidade. Do total captado, 40% acaba se perdendo por conta de ligações irregulares e mau uso. Os investimentos para resolver o problema incluem uma série de ações para educar a população quanto ao consumo consciente, além de tecnologia e combate às fraudes.

Para denunciar e fazer reclamações, a população pode ligar para o call center (0800 092 0195) ou usar o serviço de atendimento via whatsapp, através do número 98264-0464. Todos os canais funcionam 24h em Manaus.

Com informações da assessoria de imprensa.