Vereador entra com pedido para anular o título de Cidadão Amazonense dado a Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu o título de Cidadão Amazonense em abril de 2021

sassá bolsonaro

Foto: Reprodução

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) apresentou um indicativo para pedir a suspensão do título de Cidadão Amazonense concedido ao presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) no último dia 19 de abril e encaminhado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Sassá justificou o impacto do decreto publicado pelo Governo Federal, que reduz em 25% a alíquota de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), afetando competitividades das empresas que compõem o Polo Industrial de Manaus (PIM).

O parlamentar também ressaltou que a ZFM perdeu inúmeras empresas desde o início do governo Bolsonaro e disse que o presidente faz chantagem com o Governo do Amazonas.

“Desde o início do governo Bolsonaro, a ZFM perdeu empresas que foram embora, e agora, o Presidente da República não cumpre promessa com o Amazonas e ainda chantageia o governo estadual, tenta retaliar a nossa bancada parlamentar federal e ameaça extinguir o modelo econômico, pondo em desespero mais de meio milhão de famílias que dependem da ZFM. Assim é que, indico à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas”, destacou o parlamentar.

O título de Cidadão Amazonense para Bolsonaro foi uma propositura de autoria do deputado estadual Delegado Péricles (PSL) aprovada na Aleam e entregue ao presidente durante a inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques, em abril de 2021. Porém, apenas o deputado Serafim Corrêa (PSB) votou contra a homenagem.

Na época, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) apresentou um pedido para anular a homenagem para Jair Bolsonaro, mas foi negado pelo juiz Francisco Carlos Gonçalves de Queiroz, da 14.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho. O magistrado alegou que o pedido “é inerente ao exercício das funções do Poder Legislativo”.

Confira a publicação do ofício