Vereador ganha de “presente” ônibus novo, após defender e votar a favor de ônibus velhos para Manaus (ver vídeos)

Nove dias depois de defender calorosamente e votar a favor do Projeto de Lei do prefeito David Almeida (Avante) que autoriza a circulação de ônibus com mais de dez anos de existência no transporte público de passageiros em toda Manaus, o vereador Luís Mitoso (PTB), ganhou um veículo novinho em folha de uma das empresas que explora o sistema de transporte coletivo em Manaus, a Eucatur, para o time de furebol do qual ele é presidente de honra, o Manaus FC.

O vereador postou, na quarta-feira passada (15), um vídeo em suas redes sociais recebendo o ônibus das mãos do dono da Eucatur, Algacir Gurgacz – aquele que é irmão do senador paranaense Acir Gurgacz, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes financeiros. “Queremos agradecer muito por essa benção que foi dada pra nós”, diz o vereador que faz parte da bancada evangélica.

A Câmara Municipal de Manaus aprovou no dia 6 de junho o Projeto de Lei que revogou a chamada “vida útil máxima” dos veículos, ou seja, acabou com a exigência de que os chamados “cacarecos” deixem de circular. A mesma lei definiu ainda que as cobranças das passagens de ônibus poderão ser feitas por motoristas, o que põe em risco o empregos dos cobradores.

Defesa dos cacarecos

Em seus discursos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no dia em que votada e aprovada a Lei de autoria do Executivo municipal – ler administração do prefeito David Almeida (Avante) – o vereador Luis Mitoso – que faz parte da bancada governista no Legislativo municipal – repetiu diversas vezes o argumento de que o passageiro não quer saber da idade do ônibus, mas sim de ter ônibus para chegar no horário certo no trabalho.

Sem levar em consideração que tem ônibus que estão soltando rodas em movimento ou pegando fogo, o que põe em risco a vida dos usuários do transporte coletivo, o parlamentar chegou a dizer que a “discussão (se um ônibus está rodando a mais de dez anos) era muito pequena”.

“Têm ônibus que têm vinte anos e são excelentes. Vou dar exemplo do Manaus (time Manaus FC) que estou com um ônibus vinte anos, está rodando. É um ônibus que foi renovado, foi refeito, passou por mudanças e está lá rodando”, disse o vereador tentando comparar um veículo de rotas privadas que rodam cerca de 20km por dia ou até menos, com um ônibus do transporte coletivo que, em Manaus, que cobre em média, um percurso de 196 kms por dia – levando em conta sete viagens em média, diariamente, cada uma num percurso de 28 quilômetros -, sem contar com a buraqueira nas vias de Manaus.

E mesmo ressaltando o bom estado do ônibus do Manaus FC, o vereador Luis Mitoso, ganhou um ônibus zero quilômetro. dias após votar a favor de uma lei que dá direito aos empresários do transporte coletivo, inclusive o dono da Eucatur, de manter em circulação veículos que tenham seja quantos anos forem, ônibus que o povo chamam de cacareco.