Vereadores de Manaus aprovam emenda que destina R$ 5 milhões para compra de vacinas contra Covid-19

Foto: Robervaldo Rocha/ CMM

A vacina contra à Covid-19 pode se tornar uma realidade para o manauara. É que na tarde desta segunda-feira (21), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (Patriota) usou a tribuna para informar o destino da Emenda Impositiva nº 129 da Lei Orçamentária Anual (LOA). De acordo com o parlamentar, o recurso de cinco milhões de reais será destinado ao Fundo Municipal de Saúde (FMS) para a compra de vacinas contra o novo coronavírus.

“Nós estamos em um momento difícil em que todos os entes públicos, em especial, prefeitos e governadores, estão ‘na correria’ para conseguir as vacinas. Também vemos que alguns países da Ásia e da Europa já começaram a vacinação”, disse o presidente, que é o autor da emenda. “Aqui não poderia ser diferente. Nós estamos alinhando o nosso discurso ao do prefeito eleito que precisará, imediatamente, ter recursos para a compra de um primeiro lote de vacina”, concluiu.

O recurso, ainda segundo o vereador Joelson Silva, estará disponível para a compra do 1º lote de vacinas que deverá ser destinada aos grupos prioritários. “Eu sei que não dá para comprar a quantidade total de vacinas, mas é um recurso que estará disponível para o próximo prefeito já em janeiro para começar a vacinação daqueles que têm prioridade”, ressaltou Silva.

No último dia de Sessão Plenária da 17 ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o orçamento do município para 2021, estimado em mais de 5,5 bilhões, foi votado e aprovado pelos vereadores após dois adiamentos. Agora, ele aguarda a sanção do prefeito Arthur Virgílio.