Visa Manaus faz blitz em balneários e flutuantes

 

Balneários e flutuantes comerciais em funcionamento na capital receberam uma ação de fiscalização e orientação educativa nesse sábado (4) por equipes da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que inspecionaram as condições de estruturas e funcionamento dos locais e possíveis riscos à saúde dos frequentadores, além de verificar se os estabelecimentos possuíam a licença sanitária, obrigatória.

Um dos locais visitados foi o balneário do Sesc, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste. “Essa ação tem o objetivo de educar e orientar as pessoas que frequentam esses espaços. A pessoa que trabalha a semana toda e vem aqui em busca de lazer precisa encontrar um ambiente adequado. Então, a Vigilância Sanitária se preocupa com isso, observando se a piscina tem um bom tratamento de água e as próprias instalações de apoio como os banheiros e as lanchonetes, por exemplo”, destacou o fiscal da Visa Manaus, Pedro Contente.

Outras duas equipes visitaram seis flutuantes: o restaurante da Praia Dourada, o Flutuante do Sedutor, Salomé, Paradise, Peixe-boi e Doró. “Todos os estabelecimentos apresentaram boas condições de utilização e atendimento à população, embora tenham algumas situações sim de adequação. Mas estamos felizes com o resultado que mostra a eficácia do acompanhamento da Visa Manaus”, destacou a fiscal responsável por uma das equipes de engenharia do órgão, Regina Lemos.

Segundo ele, um relatório será produzido e entregue aos proprietários de cada espaço, com recomendações de adequações.

Os responsáveis pelos estabelecimentos receberam orientações sobre prazos e procedimentos necessários para regularização de problemas sanitários e de documentação, caso estejam descumprindo as normas previstas no Código Sanitário municipal e na legislação nacional.

A blitz em balneários e flutuantes integra as atividades da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, realizada pela Visa Manaus desse a última segunda-feira (30), e que se encerra no domingo (05/08), quando se comemora o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, com uma ação educativa no Complexo Turístico Ponta Negra, pela manhã, durante o projeto Faixa Liberada, coordenado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).