Anúncio Advertisement

Visita técnica atesta qualidade no retorno do serviço de castração

Fotos: Marinho Ramos / Semcom

Após a retomada do serviço de castração animal para cães e gatos realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Manaus, a vereadora Joana Darc (PR), autora de ementa parlamentar que atende as demandas de controle de zoonoses na cidade, esteve nessa terça-feira (11), visitando a unidade móvel do serviço que funciona no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.

“Estou muito contente e satisfeita, porque vi que realmente houve melhorias. Fico feliz que temos, por exemplo, aparelhos de anestesia e inalatório de qualidade. É gratificante saber que pude contribuir como parlamentar com a destinação dos recursos para esse avanço. A sociedade precisa do alinhamento do poder Legislativo e Executivo para que mais melhorias aconteçam”, destacou Joana Darc.

Aproximadamente 1,3 mil pedidos de castrações estão agendados, desde março, por proprietários de animais e por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de proteção animal. Essa lista de espera está tendo atendimento prioritário com a retomada do serviço na unidade móvel do CCZ. Na unidade móvel da zona Leste são realizadas, em média, 12 castrações por dia, no período das 7h às 13h. A vacinação de cães e gatos continua com atendimento normal e funciona das 7h às 16h, de segunda à sexta-feira.

A vereadora destinou, via emenda parlamentar, o valor de R$ 180 mil ao Centro de Controle de Zoonoses para investimento em compras de equipamentos técnico e cirúrgico para castração, além da realização de mutirões de castrações, o que acarretará no aumento em 40% do número de vagas de castração ofertadas à população e aos protetores de animais.

“Acompanhando a vereadora Joana Darc, estamos aqui fazendo essa fiscalização da verba pública. O intuito é proporcionar à população um serviço de qualidade, conforme determina o prefeito Arthur Virgílio. A partir de fevereiro de 2019, a população não precisará mais ficar em fila, pois poderá fazer seus agendamentos pela internet, por meio de um aplicativo próprio para o serviço”, garantiu o secretário municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi.

Outra emenda da parlamentar destina R$ 65 mil para ser utilizado na criação do aplicativo móvel de agendamento de castração que democratizará e facilitará o acesso a esse serviço tão fundamental.

Ampliação

A segunda unidade móvel de serviços deverá entrar em operação no início de 2019, em área que está sendo avaliada pela Prefeitura de Manaus, na zona Sul da cidade. No ano que vem, também devem ser iniciadas as obras de reforma da sede do CCZ.