Webinar discute como aumentar a representatividade política das mulheres negras e LGBTQIA+ na política

Foto: Reprodução

O webinar  Jornada das Pretas 2021 – A política que queremos será realizado neste sábado (22), com ativistas mulheres negras trans e cis de todo o Brasil que participaram das eleições de 2020. O evento online é promovido pela Oxfam Brasil, o Instituto Alziras e o Instituto Marielle Franco.

O evento será transmitido pelo canal da Oxfam Brasil no Youtube (http://bit.ly/JornadaDasPretas2021) e nas páginas do Instituto Alziras e do Instituto Marielle Franco no Faceboo. O evento terá duas horas de duração.

As mulheres negras estão na linha de frente do enfrentamento das desigualdades no país e o seu ativismo e participação na política institucional evidenciam a importância de fortalecer suas ações.

As eleições de 2020 foram marcadas pelo significativo aumento do número de candidaturas negras e LGBTQIA+ em todo o país e a votação que essas candidaturas obtiveram foi expressiva – 13 mulheres negras e três mulheres transexuais conseguiram figurar entre as 10 candidaturas mais votadas nas grandes capitais do Brasil. No entanto, das 88 mil candidaturas de mulheres negras que participaram das eleições de 2020, apenas 4,54% (pouco mais de 4 mil) foram eleitas. Isso mostra que há ainda grandes desafios para aumentar a representatividade política das mulheres negras e LGBTQIA+ e garantir o acesso dessas mulheres no espaço de decisão política.

Por isso, a Jornada das Pretas 2021 reuniu mulheres negras ativistas para promover a troca de saberes e sistematizar as experiências da participação política das mulheres negras nas eleições, além de construir uma agenda política de mulheres negras para potencializar suas candidaturas nas eleições de 2022.

Durante três encontros exclusivos, participaram 40 jovens mulheres negras ativistas, com idades entre 18 e 29 anos – todas comprometidas com a Agenda Marielle Franco, conjunto de políticas promovidas pelo Instituto Marielle Franco em 2020 – que concorreram às eleições no ano passado, mas não foram eleitas.

O webinar Jornada das Pretas 2021 

A política que queremos é a atividade pública de fechamento desse ciclo de encontros e discussões sobre participação de mulheres negras na política.

O evento é uma realização do Projeto Bairros, Olhares Desiguais e Juventudes” da Oxfam Brasil, cofinanciado pela União Europeia e Prefeitura de Barcelona.

(*) Informações da assessoria