Wilker Barreto é empossado presidente da CMM e promete investimentos na área de tecnologia, comunicação e nos servidores

CMM

Com a presença do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS), e demais membros da Mesa Diretora da Casa Legislativa, eleitos para o biênio 2015-2016, tomaram posse nesta quinta-feira, 1º de janeiro. A solenidade, ocorrida às 17h15, ocorreu na Sala da Presidência.

Wilker Barreto assumiu a Presidência da Casa se coprometendo a levar em frente os projetos iniciados pelo vereador Bosco Saraiva (PSDB), que encerrou o mandato de presidente e em fevereiro assumirá o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O novo presidente da CMM disse que vai dar prioridade para três segmentos na CMM: a implantação da TV Câmara em canal aberto, iniciada na administração de Saraiva, o fortalecimento das leis municipais, e atenção aos servidores da Casa, com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). “Com muita tranquilidade, transparência e responsabilidade vamos discutir todos os problemas”, afirmou.

Wilker Barreto à frente da Câmara vai administrar um orçamento de R$ 126 milhões, dos quais segundo ele deixou claro, disponíveis para investimentos vai contar com apenas 10% desse valor, ou seja, pouco mais de R$ 12 milhões. Entre os investimentos a serem assumidos estão a TV Câmara, Canal Aberto; melhorias na estrutura da CMM e atualização dos equipamentos de informática.

O vereador, que assumirá a prefeitura quando da ausência do prefeito do município garantiu também que vai dar continuidade ao trabalho de Virgílio Neto sempre que ele precisar. “Os projetos do prefeito são muito bem avaliados pela população”, argumentou.

Vice-presidente da Casa Legislativa empossado, o vereador Hiram Nicolau (PSD) se comprometeu em atuar junto com o presidente Wilker Barreto nas decisões. “Temos muito trabalho pela frente”, disse ele, que vê como prioridades dos trabalhos, também, as aprovações dos projetos de reforma da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) e do Regimento Interno da Casa. Os projetos tramitam na Câmara.

Bosco Saraiva, que deixou o cargo, garantiu que a Presidência está em boas mãos. Considera Wilker Barreto um político de grande talento e de um potencial enorme. Disse ter certeza de que o atual presidente ainda vai galgar grandes postos no município e no Estado.

O ex-presidente também agradeceu a colaboração do prefeito Arthur Neto nesses dois anos de mandato na Presidência, no êxito das questões bem sucedidas, entre elas, a negociação dos débitos da Câmara com a Previdência Social. Bosco destacou, ainda, o prestígio da Câmara Municipal de Manaus, a maior da região Norte. “Hoje nenhum vereador sai às ruas e é achincalhado. São bem tratados e respeitados pelo trabalho que é desenvolvido”, destacou.

Arthur Neto, por sua vez, destacou as qualidades de Bosco, que vai continuar representando bem o povo no parlamento estadual, e Wilker Barreto, que assumirá o cargo na sua ausência do município, tem sua total confiança. “Tenho certeza que ele será um bom prefeito, quando eu precisar entrar de férias ou me ausentar da cidade. Ele conhece bem a administração municipal, pois foi meu líder na Câmara”, lembrou.

Posse

Além de Wilker Barreto, que tomou posse como presidente, os demais integrantes da nova Mesa Diretora assinaram o livro e o termo de posse: 1º Vice-Presidente: Hiram Nicolau (PSD); 2º Vice-Presidente: Felipe Souza (PTN); 3º Vice-Presidente: Amauri Colares (PROS); Secretária-Geral: Glória Carrate (PSD); 2º Secretário: Reizo Castelo Branco (PTB); 3º Secretário: Francisco da Jornada (PDT); Ouvidor: Jairo da Vical (PROS); Corregedor: Dr. Alonso Oliveira (PTC). O único ausente foi o Isaac Tayah (PSD), 1º Secretário, que está viajando, conforme informou Bosco Saraiva.

A nova Mesa Diretora foi eleita, na última sessão plenária no dia 17 de dezembro. Wilker Barreto foi eleito presidente com 35 votos. Já os demais membros da Mesa Diretora foram escolhidos pela unanimidade dos presentes

O vereador Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Sustentabilidade e Meio ambiente pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios. Está em seu segundo mandato como vereador (2009/2012 e 2013/2016). É líder do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

O presidente e a nova Mesa Diretora da Casa foram empossados na presença de familiares e autoridades, entre elas, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) e o ex-deputado federal Luiz Fernando Nicolau (PSD).

CMM