Wilson e Amazonino disputam o 2º turno para Governo do AM

Com mais de 93% das urnas apuradas, o jornalista Wilson Lima (PSC) e o governador Amazonino Mendes (PDT) disputarão o segundo turno das eleições para o Governo do Amazonas. (Veja totalização dos votos no fim da matéria)

O governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes perdeu no primeiro turno das eleições para um estreante nas eleições este ano. Amazonino teve 536 mil votos (32,08%) contra 577,2 mil (34,55%) votos recebidos por Wilson Lima.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e candidato ao Governo, David Almeida (PSB), ficou em terceiro lugar na disputa, com 392,8 mil (23,51%) votos válidos. O senador e ex-governador Omar Aziz (PSD), que disputava o Governo nestas eleições, teve 132,8 mil (7,95%) votos válidos. Em nota, o senador Omar Aziz disse que voltará às atividades no Senado Federal “defendendo os interesses da população”.

“Apresentei minhas propostas. Mostrei, em programa de governo detalhado, os projetos para o Amazonas nas áreas de segurança, saúde, educação, geração de emprego, mas o povo fez outras escolhas e essa vontade é soberana. Tenho imenso respeito pela vontade de Deus e do povo e por isso não participarei da disputa do segundo turno”, afirmou Omar, em nota.

Ao todo, dos 2,4 milhões de eleitores do Amazonas, foram registrados 36.822 (2,07%) votos brancos e 134.774 (7,58%) votos nulos.

Confira a totalização dos votos para o Governo do Amazonas: