Enquanto população mete o pé na lama para trafegar nos atoleiros da AM-010, Wilson Lima viaja para Itacoatiara no conforto de avião particular (ver vídeo)

O governador esteve em Itacoatiara para acompanhar os trabalhos de apoio às pessoas afetadas pela forte chuva no município

wilson jatinho am 010

Foto: Reprodução

Enquanto parte da população amazonense sofre com atoleiros na rodovia estadual AM-010, empurrando carros, ônibus e caminhões enfiando os pés na lama no trajeto Manaus – Itacoatiara, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), usou o conforto de um avião particular para viajar ao município localizado a 175 quilômetros de Manaus, no último domingo (8).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o descaso e abandono da estrada. Pelo período da noite, a situação é ainda pior. Uma simples viagem de carro que duraria cerca de 6 horas, está demorando quase o dobro disso, uma vez que os motoristas precisam descer dos veículos e para poder empurrar os carros dos atoleiros, situação que o governador desconhece ou ignora, já que viaja sempre no conforto de aeronaves particulares.

Na ocasião, Wilson Lima esteve em Itacoatiara para acompanhar os trabalhos da Defesa Civil no apoio às famílias prejudicadas pela forte chuva que atingiu a cidade nesse fim de semana.

Acompanhado do deputado estadual Cabo Maciel (PL), do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (PSC) e do coronel Francisco Máximo, titular do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomandec), Wilson Lima percorreu as áreas alagadas de Itacoatiara e prometeu ajudar as pessoas afetadas durante o temporal.

Segundo a Defesa Civil do Estado, durante trabalho, foi constatado que cerca de 840 famílias foram afetadas, chegando até 4,2 mil pessoas com casas atingidas por alagamentos, com o prejuízo de, pelo menos, 25 famílias desabrigadas.

Denúncias

O Radar Amazônico voltou a receber inúmeras denúncias sobre os constantes buracos na AM-010. Apesar de o governador ter anunciado a pavimentação da via por meio de um pacote de obras no valor de R$ 366 milhões, em agosto de 2021, até o momento nada foi feito e o asfalto cada vez pior, dando lugar à lama e os buracos.

Vale ressaltar que as empresas que fazem parte do consórcio já receberam quase R$ 30 milhões, mas conforme as denúncias de quem mora em Itacoatiara, na estrada não se vê nenhum serviço, apenas placas com os seguintes dizeres “Estamos em obras”.

Nessa segunda-feira (9), o Radar recebeu imagens que mostram a estrada totalmente parada devido aos carros que ficaram atolados na lama na área do KM 195 (após a comunidade de Lindóia). Até carros feitos para rali, com tração especial nas quatro rodas, não conseguem trafegar e afundam na lama.

Manifestação

Em março deste ano, o Radar esteve na AM-010 e transmitiu uma manifestação promovida por caminhoneiros e taxistas para pedir melhorias na estrada prometidas pelo governador Wilson Lima.

Os motoristas fecharam a via durante algumas horas e levantaram faixas e cartazes cobrando uma solução para a via que aparenta estar totalmente abandonada.

Vídeos mostram abandono da AM-010 seja de dia ou de noite: