Workshop discute dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia

Nesta quinta-feira (16), acontece no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) o Workshop “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, das 8h30 às 17h, no Auditório do Bosque da Ciência. O evento é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Inpa e Wilson Center. A entrada é gratuita.

Conforme os organizadores, o objetivo do workshop é divulgar os resultados de pesquisas da Fapesp sobre o bioma Amazônico, e discutir de modo interdisciplinar os fatores científicos, sociais e econômicos do desenvolvimento da Amazônia. Serão abordados aspectos climáticos sobre o funcionamento ecológico, biodiversidade e as concepções socioeconômicas associadas ao atual projeto de desenvolvimento amazônico.

A sessão de abertura será às 9h, seguida da saudação do ambientalista e biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, via vídeo. Lovejoy é patrono do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF/Inpa). À frente do evento está o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo, que fará uma palestra sobre Interações entre o funcionamento da floresta amazônica e o clima. Artaxo também é gerente do Comitê Científico do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA/Inpa/MCTIC).

Entre os dez palestrantes estão dois pesquisadores do Inpa. Um deles é o coordenador de Pesquisas do Inpa, o pesquisador Paulo Maurício Alencastro Graça, que falará sobre a contribuição das pesquisas científicas do Inpa ao desenvolvimento regional.

Outra palestrante do Inpa é a pesquisadora Maria Teresa Fernandez Piedade, que abordará alguns dos conceitos e a origem da discussão mundial e nacional sobre biodiversidade e sustentabilidade.

No evento também serão debatidas iniciativas empresariais e de organizações não-governamentais de pesquisas e seus papéis no desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Serviço

O quê: Workshop “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”.

Quando: Quinta-feira (16), das 8h30 às 17h.

Onde: Bosque da Ciência – Rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, Manaus.

Mais informações: http://www.fapesp.br/eventos/amazon-workshop/

 

Com informações da assessoria do Inpa