Xi Jinping promete abrir mercado chinês para importações

O presidente da China, Xi Jinping, garantiu nesta segunda-feira (5) que promoverá a globalização econômica e a abertura do mercado local aos produtos estrangeiros. No discurso de abertura do 1º China International Import Expo (CII) – evento inédito que promove o país como importador – em Xangai, o presidente chinês ressaltou que “é o nosso sincero compromisso abrir o mercado'”.

“A China não fechará suas portas ao mundo, mas sim, abrirá cada vez mais”, destacou. “Todos os países deveriam trabalhar pela abertura ao exterior e para combater o protecionismo e o unilateralismo”, comentou Xi.

Com 3,6 mil empresas de 172 países, a feira tenta promover a China como importadora em um momento em que o país enfrenta críticas pela falta abertura de mercados e pela violação de políticas industriais.

De acordo com estimativa do Ministério do Comércio da China (MOFCOM), o país deverá importar mais de US$ 10 trilhões em produtos e serviços nos próximos cinco anos.

O evento conta com a presença de líderes internacionais e representantes estrangeiros, como uma delegação brasileira liderada pelo chanceler Aloysio Nunes Ferreira.

O Brasil será um dos 12 países homenageados na CIIE e conta com pavilhões dedicados aos setores de alimentos e bebidas, serviços, bens de consumo e equipamentos médicos, em mais de 1.400 m².

Fonte: Notícias ao Minuto