Zé Ricardo propõe Plano Municipal de Segurança para Manaus, cooperação pública entre Governo Federal e Estadual e uso da guarda municipal

blank

Nos minicomícios que realizaram ao longo desta sexta-feira (16), o candidato a prefeito de Manaus, deputado Zé Ricardo (PT), o “Homem da Kombi”, e sua vice, Marklize Siqueira (Psol), destacaram as propostas que defendem na área da segurança. Eles propõem a implementação da política de cooperação pública entre Governo Federal, Estadual e Municipal; Plano Municipal de Segurança Pública para Manaus, com valorização e ampliação da guarda municipal, para estar sempre presente nas escolas, órgãos públicos, terminais; além da vigilância eletrônica, revitalização de áreas degradadas e praças bem iluminadas, prevenindo crimes.

“Sabemos que segurança é obrigação do Estado, mas podemos ajudar. Manaus terá um Plano Municipal de Segurança. A guarda municipal, por exemplo, é importante para cuidar da segurança, porém, hoje é desvalorizada e em número reduzido. A guarda pode estar presente no terminal de ônibus; nas escolas municipais, já que muitas nem porteiro têm. Os alunos precisam estar seguros, até para poder estudar. Também estarão nas unidades de saúde, nas praças, nos campos de futebol ou nos espaços de convivência da comunidade. É a guarda presente, contribuindo e orientando, coibindo abusos, vandalismo. Um instrumento importante para ajudar na segurança pública”, declarou o candidato.

Para ele, a Prefeitura também pode ser parceira da polícia, para que possa estar presente dentro dos bairros, agindo com mais rapidez nas rondas de prevenção de crimes e nas ações ostensivas. Para isso, irá implantar política de cooperação pública de segurança unificada, junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal, com pontos de apoio à polícia dentro das estruturas municipais. Ainda como parte do Plano Municipal de Segurança Cidadã, também estão previstos: criação de uma Central de Monitoramento dos bairros, com instalação de câmeras de vigilância em locais que apresentam maiores índices de vulnerabilidade, além de vigilância eletrônica na área central e em pontos turísticos e revitalização da iluminação pública na cidade.

*Texto de total responsabilidade da assessoria do candidato